O reganho de peso após cirurgia bariátrica é muito comum entre os pacientes que realizam o procedimento. Essa estatística gira em torno de 10% a 35% após os 24 meses de cirurgia.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no Brasil, cerca de 20 mil pacientes que fazem a bariátrica acabam tendo um reganho de peso.
Mas, você sabe o por que isso acontece?
Leia o nosso artigo e descubra os diversos fatores que podem levar a um reganho de peso. Boa leitura!
Por que ocorre o reganho de peso?
O reganho de peso após a cirurgia bariátrica, também conhecida como recidiva de peso, pode ser considerado um processo individual de cada paciente. Porém, de acordo com a SBCBM, é esperado que a maioria das pessoas que passaram pelo procedimento ganhe até 20% do peso perdido.
Os pacientes que têm um reganho entre 20% e 50% do peso perdido é considerada uma recidiva controlada. Quando o peso ganho for superior a 50% ao longo dos anos, é possível que aconteça o reaparecimento de alguma comorbidade, como diabetes, pressão alta, apneia do sono e entre outros.
Existem diversos motivos que podem ocasionar o reganho de peso. Alguns deles são:
- Distúrbios metabólicos;
- Psicológicos;
- Sedentarismo;
- Perda no foco do tratamento;
- Abandono da equipe multidisciplinar;
- Hábitos incompatíveis com o processo de emagrecimento.
Quando o paciente perceber um reganho de peso descontrolado após a cirurgia bariátrica, é necessário procurar ajuda da sua equipe multidisciplinar, com os seguintes especialistas: nutricionista, psicólogo ou psiquiatra, endocrinologista e educador físico.
Lua de mel
É chamado de período de lua de mel, os primeiros 18 meses após a realização da cirurgia bariátrica. É a fase onde o paciente tem uma perda de peso significativa e satisfatória com a questão da imagem.
Após o período de lua de mel, o tratamento pós-cirúrgico dá início a uma nova fase, onde é normal o peso do paciente se estabilizar por um determinado tempo.
É preciso ficar atento nesta etapa, para que nenhum indivíduo fique confortável ao ponto de não seguir as orientações médicas.
Leia mais:
Reganho de peso após cirurgia bariátrica: o que fazer?
Para as pessoas que fizeram cirurgia bariátrica e estão manifestando reganho de peso, é fundamental que recomecem um acompanhamento multidisciplinar com uma equipe de especialistas.
Também existe a possibilidade de um novo procedimento cirúrgico, por exemplo: a cirurgia sleeve pode ser convertida em uma cirurgia bariátrica bypass.
Nos casos dos pacientes que passaram pela bariátrica bypass, existe a possibilidade de tentar o tratamento de plasma argônio, método que serve para a realização do fechamento da anastomose ou emenda cirúrgica entre o estômago e o intestino, fazendo com que o paciente consiga ingerir uma menor quantidade de comida.
Por fim, uma outra alternativa promissora para estabilizar o reganho de peso, é optar pela gastroplastia endoscópica, onde o estômago passe por outra redução por meio de uma endoscopia feita por uma costura interna do reservatório gástrico.
Esse procedimento é indicado para quase todos os tipos de cirurgias bariátricas, porém, o estômago precisa ter um tamanho ideal para passar pelo segundo processo cirúrgico.
Como evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica?
Para evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica é necessário que o paciente mude seu estilo de vida e siga algumas dicas que são vitais para o emagrecimento. Veja quais são elas:
1° – Faça o acompanhamento pós operatório
Ter o auxílio de médicos especialistas é de extrema importância, além de funcionar como uma rede de apoio.
2° – Participe de grupos de apoio
Eles são essenciais no processo de emagrecimento, pois é o lugar onde o paciente pode compartilhar suas preocupações, expectativas e obstáculos.
3°: Conte com uma equipe multidisciplinar
Fazer um acompanhamento profissional e rotineiro faz com que os pacientes pós bariátricos estabeleçam um compromisso consigo mesmo.
4°: Construa uma relação nova com a comida
Tente estabelecer um relacionamento agradável com a comida, pense que ela é um combustível para o seu corpo e não um conforto emocional para os problemas.
5°: Organize sua rotina alimentar
Valorize e priorize refeições ricas em nutrientes, além de incrementar várias receitas novas, sem deixar de lado as frutas e legumes.
6°: Faça exercícios físicos
Todo paciente bariátrico deve encarar a prática de fazer exercícios físicos como uma obrigação diária pelos próximos anos, com o intuito de não engordar novamente.
Procurando ajuda médica após o reganho de peso?
Se você está procurando por ajuda médica após o reganho de peso depois da realização da cirurgia bariátrica em São Paulo, precisa conhecer a Clínica Vitálica.
Somos uma clínica multidisciplinar especializada em doenças do aparelho digestivo e metabólicas. Fazemos cirurgia obesidade mórbida, bariátrica sleeve e bypass.
Aqui, você é atendido por especialistas em cirurgia bariátrica e emagrecimento e pode sanar todas as suas dúvidas em relação aos procedimentos.
Agende uma consulta!