Qual o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica?

Compartilhe

O texto sobre sobre qual é o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica. No decorrer dos parágrafos, é possível observar como é feita o cálculo do IMC e quais tipos existentes de cirurgia.

Uma das preocupações de quem deseja perder peso, é procurar saber qual é o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica. Aliás, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem alguns critérios que devem ser seguidos para a realização do procedimento cirúrgico de redução de estômago. 

Continue a sua leitura e entenda qual é o peso mínimo para bariátrica e as recomendações médicas. Confira!

Quem pode fazer cirurgia bariátrica?

Para reforçar o que foi dito acima, é importante ressaltar que segundo informações da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), a OMS prevê que até 2025, o planeta terá cerca de 2,3 bilhões de pessoas adultas acima do peso. Desse total, aproximadamente 700 milhões estarão obesos. 

A obesidade, considerada uma doença crônica, é um problema de saúde pública no mundo. Neste contexto, as opções para a cirurgia bariátrica despontam como uma possibilidade eficaz e segura como tratamento para pessoas obesas. 

Apesar disso, não é todo indivíduo que pode realizar o procedimento. Vale lembrar que a OMS determina algumas recomendações, e essas ponderações são seguidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além do mais, pessoas que possuem IMC (índice de massa corporal), entre 25 e 29,kg/m², possuem sobrepeso e já podem ter a sua saúde prejudicada. Dessa forma, à medida que esse índice aumenta, crescem também as chances de desenvolver doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes e apneia do sono. 

Por essa razão, e de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), há quatro critérios que devem ser analisados para decidir quem pode e com quantos quilos pode fazer bariátrica:

  • Índice de massa corporal (IMC);
  • Idade;
  • Doenças associadas; 
  • Tempo de doença. 

IMC

  • Acima de 40kg/m², independentemente da presença de comorbidades; 
  • Entre 35 e 40 kg/m² e presença de comorbidades; 
  • Entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista. Além disso, é obrigatória a constatação de intratabilidade clínica da obesidade por um endocrinologista.

Idade

  • Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o consenso recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por 2 médicos especialistas titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e por equipe multidisciplinar. Aliás, o procedimento deve ser consentido pela família ou responsável legal;
  • Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar; 
  • Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade;
  • Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades (doenças associadas), expectativa de vida e benefícios do emagrecimento. 

Tempo da doença 

  • Apresentar IMC estável há pelo menos 2 anos e comorbidades em faixa de risco e tendo realizado tratamentos convencionais prévios;
  • Além disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente.
Você sofre com obesidade? Procure um médico especialista. Clique aqui e saiba mais

Como calcular o IMC?

Para calcular o IMC, é simples: basta dividir o peso da pessoa pela sua altura ao quadrado. Para exemplificar, veja a seguinte situação: Matheus tem 103 kg e sua altura é de 1,68 m. 

Cirurgia bariátrica cálculo de IMC

Desse modo, o resultado de 36,49 aponta que Matheus tem obesidade grau II. Mas, como saber a classificação de risco de acordo com o IMC?

Confira na tabela abaixo essa especificação.

IMC abaixo de 18,5 = abaixo do peso IMC 18,5 a 25 = saudável IMC 25 a 30 = excesso de peso IMC 30 a 35 = obesidade grau I IMC 35 a 40 = obesidade grau II IMC 40 ou superior = obesidade classe III ou mórbida

O que é cirurgia bariátrica e quais são seus tipos?

A cirurgia bariátrica é um procedimento que faz alterações no sistema digestivo para ajudar as pessoas a perderem peso. 

O objetivo da cirurgia é modificar o estômago e os intestinos para tratar a obesidade e outras doenças, como diabetes, pressão alta, apneia do sono, entre outras, que aparecem à medida que o peso aumenta. 

O procedimento também previne futuros problemas de saúde, ao proporcionar uma melhora no quadro orgânico geral de cada paciente. 

Existem quatro técnicas diferentes utilizadas para a realização da bariátrica:

  • Bypass gástrico;
  • Bariátrica sleeve;
  • Derivação biliopancreática com desvio duodenal; 
  • Desvio duodeno-ileal de anastomose única com gastrectomia vertical. 

Procurando ajuda médica para saber qual o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica?

Se você está procurando entender a partir de quantos quilos pode fazer bariátrica, principalmente em São Paulo, conheça a Clínica Vitálica!

Somos uma clínica multidisciplinar especializada em doenças do aparelho digestivo e metabólicas. Fazemos cirurgia bariátrica bypass , bariátrica sleeve e cirurgia de pedra na vesícula. 

Aqui, você é atendido por especialistas em cirurgia bariátrica e emagrecimento e pode sanar todas as suas dúvidas em relação aos procedimentos.

Agende uma consulta!

Agende sua consulta

Sumário

Veja também