Você desconfia que está com uma hérnia, mas não tem certeza se trata-se mesmo dessa condição? Nesse artigo você vai saber tudo sobre hérnia abdominal: sintomas, o que causa essa doença e os tipos de tratamento.
Continue lendo o artigo e saiba mais sobre a doença que atinge mais de 5.4 milhões de pessoas só no Brasil.
O que é hérnia abdominal?
A hérnia abdominal é quando parte do intestino sai para fora da aponeurose, formando uma saliência no local. Isso pode ocorrer pela fraqueza dos músculos que sustentam os órgãos internos ou afastamento dos músculos do abdômen, como nos casos de diástase.
E quais os sintomas da hérnia abdominal? Veja abaixo.
Hérnia abdominal: sintomas
Nem sempre uma hérnia vai causar dor ao paciente. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais do corpo e ao primeiro sinal de hérnia é preciso procurar ajuda médica.
Por isso, fique atento se você tiver um ou mais desses sintomas:
- Inchaço ou um caroço na virilha ou na bolsa escrotal (que contém os testículos);
- Aumento da dor no local do caroço;
- Dor ao levantar;
- Aumento do tamanho do caroço com o tempo;
- Dor no local;
- Prisão de ventre ou incapacidade de evacuar;
- Desconforto, dor, peso ou queimação na virilha.
Pessoas que sofrem de hérnia abdominal também experimentam:
- Dor leve ou sensação de pressão no local da hérnia;
- O desconforto piora com qualquer atividade que exija força do abdômen; como levantar objetos pesados, correr ou até mesmo para evacuar;
- Alguns pacientes sentem apenas um caroço, mas não têm desconforto.
Sintomas de hérnia abdominal inflamada
Uma inflamação pode ocorrer quando há o estrangulamento ou encarceramento da hérnia. Ou seja, quando um pedaço do intestino fica preso na parede abdominal e interrompe o fluxo sanguíneo para o tecido.
Isso pode causar necrose, infecção e em casos mais graves, complicações como a enterocolite necrosante, que é a inflamação grave do intestino ou até mesmo a sepse.
Portanto, fique atento aos sinais de:
- Febre;
- Dor súbita que aumenta rapidamente;
- O local da hérnia fica vermelho, roxo ou escurece;
- Dificuldade para evacuar e eliminar gases.
Ao menor sinal desses sintomas, procure assistência médica!
Agora entenda quais os tipos de hérnias abdominais.
Tipos de hérnia abdominal
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH), há quatro tipos de hérnias abdominais:
Hérnia umbilical
Acontece ao redor do umbigo e é mais comum em recém-nascidos e crianças de até um ano, mas também pode acometer adultos.
O esforço físico exacerbado, a deficiência na síntese de colágeno, a gestação e a obesidade são as causas mais comuns de hérnias umbilicais neste grupo.
Hérnia epigástrica
Acontece logo acima do umbigo. Nesse tipo de hérnia, o tecido adiposo (gordura) sai para fora da parede abdominal, formando um pequeno nódulo.
É mais comum em homens que têm excesso de peso e que costumam levantar objetos pesados.
Hérnia incisional
Essas hérnias são bastante comuns e ocorrem próximas a cicatrizes de cirurgias. Podem aparecer logo após o procedimento ou até anos após o procedimento cirúrgico.
Cirurgias que fazem incisões (cortes) verticais têm mais chance de ocasionar uma hérnia incisional. Isso ocorre porque a cirurgia enfraquece a parede abdominal e isso favorece que o intestino saia para fora do músculo.
Hérnia inguinal
É a hérnia que acontece na região da virilha. Neste tipo de hérnia, os intestinos ou a gordura do abdômen saem para fora da parede abdominal e descem em direção à virilha.
Esse tipo de hérnia tem duas origens distintas. Segundo Johns Hopkins Medicine, uma é de nascença e a outra é adquirida ao longo da vida, seja por esforço repetitivo, hábitos ou idade:
Hérnia inguinal indireta
Esse tipo de hérnia está presente desde o nascimento e é mais comum em homens.
Quando bebês, o testículo precisa descer por uma abertura na região da virilha para chegar à bolsa escrotal (bolsa que guarda os testículos). Se esta abertura não fechar no nascimento, desenvolve-se uma hérnia inguinal.
Hérnia inguinal direta
Ocorre com mais frequência em homens idosos. É causada pela fraqueza dos músculos abdominais, resultado do enfraquecimento natural da parede abdominal.
Não costuma representar risco à saúde, mas pode causar dor ao levantar, evacuar ou tossir.
Agora que você já sabe o que é hérnia abdominal e seus tipos, é hora de saber sobre os sintomas de hérnias abdominais.
O que causa hérnia abdominal?
De acordo com a University of Michigan Health (UMHS), a hérnia abdominal é causada pela fraqueza dos músculos do abdômen. Mas, pode ser potencializada pelos seguintes fatores:
- Envelhecimento;
- Tosse crônica;
- Levantamento de peso frequente;
- História de hérnias anteriores;
- Infecção (especialmente após a cirurgia);
- Lesões na região abdominal;
- Obesidade;
- Gravidez;
- Esforço exagerado durante a evacuação ou micção.
Hérnia abdominal: tratamento
Quem está com hérnia abdominal com sintomas que incomodam muito deve saber que o tratamento será sempre a cirurgia.
O que muda no tratamento da hérnia abdominal são as técnicas cirúrgicas, que variam de acordo com a gravidade da doença, o local da hérnia e o histórico clínico do paciente.
Hoje no Brasil, há dois tipos de cirurgia para corrigir as hérnias abdominais:
Cirurgia aberta
Nesta cirurgia, o médico faz uma pequena incisão na virilha e empurra nódulo ou caroço de volta para o abdômen. Após isso, costura uma tela para reforçar a área enfraquecida e evitar que o problema volte.
Cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia e cirurgia robótica).
Esta é uma técnica menos invasiva, na qual o cirurgião faz pequenas incisões no abdômen e por ali insere um pequeno tubo contendo uma câmera na ponta.
Assim, o cirurgião consegue inserir instrumentos cirúrgicos pelas incisões e reparar a hérnia. Neste tipo de cirurgia, o paciente pode ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte.
A importância de visitar o médico
Neste artigo, você viu o que é hérnia abdominal, seus tipos, o que causa essa doença, sintomas e tratamento.
Mas há algo que só um especialista no assunto pode fazer: um diagnóstico clínico.
Esse diagnóstico é feito com base em exames, que podem ser físicos ou ainda contar com imagens de tomografia computadorizada para a melhor elucidação do caso.
A conversa com o paciente também é outro momento importantíssimo na hora de diagnosticar a condição. Nesse momento, é possível colher informações valiosas para o diagnóstico.
Buscando ajuda profissional
Portanto, se você identificou uma possibilidade de hérnia abdominal, sintomas e desconfia que esteja com esse problema, procure um profissional da área.
Se você está em São Paulo, pode contar com os serviços da Clínica Vitálica.
Somos uma clínica multidisciplinar especializada em Doenças do Aparelho Digestivo e Metabólicas. Fazemos cirurgia bariátrica, cirurgia de pedra na vesícula e tratamento para câncer colorretal.
Nossos especialistas estão preparados para tratar qualquer condição de hérnia abdominal com o máximo de cuidado.