Cirurgia de vesícula: quando é necessário o procedimento?

Compartilhe

O texto relata sobre a cirurgia de vesícula e quando é necessário realizar o procedimento. No decorrer dos parágrafos, é possível observar quais são os riscos dessa intervenção e como funciona o seu pós operatório.

A cirurgia de vesícula, também chamada de colecistectomia, é um procedimento muito comum para remover a vesícula biliar, pequeno órgão em forma de pera que fica logo abaixo do fígado, no lado superior direito do abdômen. 

Aliás, a vesícula biliar armazena a bile, um fluido produzido pelo fígado que ajuda a quebrar os alimentos gordurosos. Dessa forma, nenhuma pessoa necessita de uma vesícula, portanto, a cirurgia para removê-la, normalmente, é indicada em algumas situações. 

Dito isso, continue sua leitura e entenda quando é necessário essa intervenção cirúrgica. 

Como é feita a cirurgia de vesícula?

A cirurgia de retirada de vesícula pode ser realizada por meio de duas técnicas. Ambas as cirurgias são executadas sob anestesia geral, o paciente não sentirá nenhuma dor durante o procedimento:

Convencional

A cirurgia de vesícula com corte, também conhecida como cirurgia aberta, é realizada por meio de uma técnica convencional. Durante o procedimento, é feito um corte maior no abdômen para a retirada do órgão. Sua recuperação é um pouco mais demorada, além de deixar visível uma cicatriz com a retirada da vesícula. Entretanto, a cirurgia por via convencional vem sendo cada vez menos utilizada. 

Laparoscopia 

Já a cirurgia de vesícula por vídeo, chamada de laparoscopia, é realizada por meio de quatro furos no abdômen, por onde é passado o material e uma pequena câmera. Essa técnica é a melhor opção para a retirada da vesícula, pois sua recuperação é mais rápida, com menor dor, cicatriz e corte. Além do mais, é a via de acesso realizada em praticamente todos os pacientes tratados na nossa clínica, mesmo aqueles com os quadros mais complicados. 

Preparo para a cirurgia de retirada da vesícula

Antes de realizar o procedimento cirúrgico da retirada da vesícula, geralmente, o médico especialista vai solicitar alguns exames com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde do paciente, as características da vesícula e dos demais órgãos próximos, para garantir que a cirurgia seja segura e de confiança. Alguns desses exames podem ser: hemograma, coagulograma e eletrocardiograma. 

Além do mais, é também recomendado que nos dias anteriores à cirurgia, o paciente seja adepto de uma alimentação mais leve e evite o uso de cigarros e de bebidas alcoólicas. Por fim, no dia do procedimento é indicado que o indivíduo faça um jejum de 8 horas para prevenir efeitos colaterais que podem estar associados com a anestesia.

Quais são os riscos da retirada da vesícula?

A verdade é que todas as cirurgias, em geral, oferecem riscos de complicações, apesar da retirada da vesícula ser considerada segura. Dessa maneira, em alguns casos, podem ocorrer as seguintes complicações:

  • Infecção da ferida operatória;
  • Vazamento da bile na barriga;
  • Dano a um dos ductos que transportam a bile para fora do fígado. 

Ao sentir algum desconforto ou complicação, é importante que o paciente procure seu médico especialista e converse sobre o caso.

Cirurgia da vesícula: quanto tempo de repouso?

O tempo de recuperação após a cirurgia para a retirada da vesícula depende da técnica utilizada no procedimento. No entanto, de maneira geral, é indicado um repouso inicial para todos os pacientes, mas logo que se levantar, após 1 a 2 dias, é possível fazer pequenas caminhadas e atividades sem esforço. 

Nos casos das cirurgias via laparoscopia, a maioria dos pacientes tem condições de caminhar em casa e cuidar de si mesmo, como tomar banho e alimentar-se, já no primeiro dia após a cirurgia. Depois da primeira semana, geralmente, o paciente já está liberado para realizar tarefas leves. Normalmente, o retorno ao trabalho ocorre ao final da segunda semana e o indivíduo poderá realizar atividades físicas / praticar esportes em até trinta dias após a cirurgia.   

É recomendado que, após passar pela a intervenção cirúrgica, o paciente evite ficar por muito tempo sentado ou deitado e, devido a isso, deve-se fazer pequenas caminhadas pela residência ao longo do dia. Mas, lembre-se que cada caso varia de acordo com o paciente e as orientações médicas.

O que comer após cirurgia de vesícula?

Uma das dúvidas que passam pela cabeça da maioria dos pacientes que fazem o procedimento é sobre o que comer depois da cirurgia de vesícula.

É indicado que o indivíduo mantenha uma alimentação mais leve por alguns dias. Progressivamente, volta-se a comer normalmente durante as refeições. Raramente é necessário que o paciente precise fazer alguma restrição alimentar por conta da retirada da vesícula. 

No entanto, é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos, oleosos e frituras. Eles são fundamentais para impedir o mal-estar. 

Outra dúvida comum de muita gente, é se a cirurgia de vesícula emagrece, e sim, é muito normal perder peso depois da retirada de vesícula, devido à a alimentação leve durante a recuperação. 

Quando é indicada a cirurgia de vesícula?

A cirurgia para a retirada da vesícula biliar é indicada quando é identificada pedra na vesícula após a realização de exames de imagem. Além disso, pode ser recomendada nas seguintes situações:

  • Colecistite: inflamação da vesícula devido à presença de cálculos (pedras), tumores, infecção ou dano nos canais biliares;
  • Presença de pólipos: alterações na vesícula que podem ser indicativas de câncer. 

Como é viver sem a vesícula?

Todo paciente que passa por uma cirurgia de retirada de vesícula pode levar uma vida perfeitamente normal. Afinal, seu fígado ainda vai produzir bile suficiente para digerir os alimentos, só que, neste caso, em vez de ser armazenada na vesícula biliar, ela pinga continuamente em seu sistema digestivo.

Clínica Vitálica

Para as pessoas que estão sentindo fortes dores e desconfia de problemas na vesícula, é muito aconselhável procurar um diagnóstico clínico especializado para um tratamento adequado. Para isso, conte com a Clínica Vitálica. 

Somos uma clínica multidisciplinar especializada em Doenças do Aparelho Digestivo e Metabólicas. Fazemos cirurgia de pedra na vesícula, cirurgia de hérnia abdominal e tratamento para câncer colorretal.

Entre em contato e marque uma consulta, nossos especialistas estão preparados para diagnosticar e tratar seu caso com o máximo de cuidado e respeito. 

Agende sua consulta

Sumário

Veja também